Dúvidas e Trocas

Qual é a lei e o que ela diz sobre a devolução por arrependimento?

Lei 8.078 (Código de Defesa do Consumidor) Artigo 49 e Parágrafo Único

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.       

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

 

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http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm

 


 

Qual a diferença entre devolução e troca?

A devolução é prevista por lei como um direito e que não depende de uma justificativa para exerce-la. Caso tenha efetuado a compra e o produto não lhe agradou por qualquer motivo, a Versatio se prontifica em receber esse produto novamente e fazer o reembolso 100% do valor pago, sem gerar nenhum custo ao comprador.

A troca é caracterizada pelo o envio de um novo produto ao comprador, desta forma o frete fica por conta do comprador.

 


 

Preciso fazer uma troca ou devolução. Qual é o procedimento padrão?

Para o procedimento de Troca ou Devolução siga os seguintes passos:

  1. Verifique se o produto está de acordo com as normas para troca. São elas:
    1. Estar dentro do prazo correto para a troca ou devolução;
    2. Não estar danificado por mau uso;
    3. Estar na embalagem original com todos os itens que o acompanha, sem danos;
    4. Não conter características de uso;
    5. Não estar danificado;
    6. Possuir Nota Fiscal
  2. Preencha o formulário de troca ou devolução (clique aqui – INSERIR LINK ZENDESK)
  3. Aguarde o contato com a informação de aprovação de envio.

 

Reservamos o direito de análise em um período de 5 (cinco) dias úteis para informar se será aprovado ou reprovado. Em caso de análise favorável a transportadora irá até o endereço informado no pedido para efetuar a coleta, caso seja via Correios é necessário ir até a agência mais próxima para registrar o envio.

Após o produto chegar em nossa central de trocas, reservamos o direito de avaliar o mesmo em um prazo de 10 (dez) dias úteis após a data de recebimento. Em caso de análise desfavorável o produto será devolvido no endereço registrado no cadastro do cliente. Em caso favorável iremos entrar em contato com mais informações.

É muito importante que você possua a Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) para a preservação dos seus direitos. Ressaltamos que é um procedimento padrão da Versatio a análise das solicitações de trocas antes de serem aprovadas, em razão das condições de conservação dos produtos.


 

Fiz uma compra e me arrependi. Posso solicitar a devolução?

Sim, não há problemas. Você tem uma carência de até 7 (sete) dias a partir da entrega dos produtos. Para concluir o processo siga o procedimento padrão de troca ou devolução.


 

Quem paga pelo frete na devolução?

No caso de produto dentro do prazo de 7 (sete) dias após a data de recebimento, o custo de envio será de responsabilidade da Versatio.


  

Posso trocar um produto ?

Devido ao estoque limitado das mercadorias, pode acontecer de não termos o mesmo item para troca. Por esse motivo, não será possível trocar os produtos, apenas devolvê-los e solicitar a restituição do valor pago.

 


  

Como faço para trocar um produto que comprei na promoção ?

Não garantimos a troca por outro produto de mesma espécie por não conter estoque. Nesse caso existem algumas opções, são elas: gerar um cupom único no valor integral, efetuar a troca por outro produto similar ou efetuar a compra de um outro produto dentro do site www.versatio.com.br


  

Como faço para trocar um produto de maior valor por um de menor valor ?

Caso o produto comprado seja de valor superior comparado com o produto escolhido para a troca, será gerado um cupom no valor que ainda lhe é de direito. Caso seja inferior, será necessário efetuar o pagamento da diferença entre os produtos.

 


  

Quem paga pelo frete na troca?

Se o produto está com defeito (vício) de fabricação o indicado é levar até um dos pontos autorizados pelo fabricante, dessa forma o custo é do comprador. Caso a troca seja por outro motivo que não seja a devolução prevista por lei e o produto está de acordo com a descrição e não é enganoso, o comprador será responsável pelo frete tanto de envio quanto de recebimento.

 


 

Como acompanho minha troca ou devolução?

O acompanhamento de troca ou devolução é feito através do painel Versatio. Selecione o produto que foi solicitado a troca e verifique o status.


 

Comprei um produto por encomenda ou pré-venda, posso trocar?

A troca para produtos por encomenda é permitida somente mediante a apresentação de defeitos no produto.


 

Fiz uma compra, mas o produto está com defeito de fabricação. E agora?

Se constatado qualquer vício de fabricação no produto o cliente deverá entrar em contato com o fabricante e/ou sua assistência técnica, conforme indica o manual do produto no caso de defeito dentro do prazo de garantia. Nesse caso o fabricante tem até 30 (trinta) dias para consertar o produto, após esse prazo deverá ser feito a troca por outro produto de mesma espécie.


 

Fiz uma compra e os produtos entregues vieram errados. O que fazer?

Se constatada entrega divergente do pedido solicitado, a Versatio trocará os produtos adquiridos sem burocracia. O cliente deve fazer o procedimento de Troca em até 7 (sete) dias corridos, a partir da data de recebimento do(s) produto(s) no local de entrega. Para solicitar a troca basta seguir o procedimento padrão de troca ou devolução.


 

Quanto tempo leva pro meu produto chegar?

Primeiramente nosso sistema identifica o pedido, realiza a separação do produto e fica aguardando a confirmação do pagamento. Seu pedido é despachado após o manuseio de embalagem, para saber o prazo com precisão é necessário calcular o frete na página do produto, lá será exibido os dias de entrega e o custo de envio. É importante ressaltar que o prazo de entrega só começa a contar após a confirmação do pagamento.


 

Meu produto ainda não chegou conforme o prazo de entrega informado. E agora?

Sempre que o produto é despachado de nossa central de distribuição é enviado um e-mail com o código de rastreio para que seja possível acompanhar o trajeto do seu produto, se seu produto foi enviado pelos Correios basta entrar no site de rastreio dos Correios e inserir o código de 13 dígitos. Caso tenha sido enviando através de alguma transportadora você deve entrar no site da transportadora informado no e-mail e inserir o código de rastreio. É possível também entrar em contato com o SAC pelo formulário de produtos não entregues clicando aqui.


 

Por que tenho que pagar frete?

O valor do frete é destinado apenas à logística de entrega de produtos. Para garantir a qualidade na entrega e a integridade do produto, nós trabalhamos sempre com empresas comprometidas com nossos valores.  Para calcular o frete é levado em consideração o CEP destino, as dimensões do produto e o peso, tudo isso é feito por um simulador na página do produto e no carrinho de compras (Checkout).


 

Por que meu pedido tem dois fretes diferentes?

Isso ocorre quando diferentes produtos do mesmo pedido são fornecidos por Lojistas diferentes. Neste caso, você deverá optar por uma opção de frete e de entrega para cada Lojista diferente.


 

A Versatio possui frete grátis?

Produtos fornecidos pela Versatio oferecem frete gratuito para determinados produtos. Confira o selo indicativo de Frete Grátis nos produtos. Para produtos fornecidos por Lojistas Parceiros, as condições de frete serão determinadas por eles e podem não contemplar o frete grátis, confira no selo indicativo de frete grátis.


 

Fiz uma compra com boleto, mas devolvi. Como será feito o reembolso?

Para pagamento realizado por boleto bancário na qual seja possível identificar a conta bancária ou débito em conta corrente: O reembolso do valor integral ou parcial da compra será efetuado via depósito bancário em conta corrente de titularidade do comprador. Na hipótese de pagamento via boleto, se realizado em espécie, o comprador deverá informar o número de uma conta bancária de sua titularidade, para que o depósito seja realizado. Portanto, é necessário ficar atento ao CPF utilizado no ato da compra. O prazo da restituição em conta pode levar de 7 a 10 dias após a chegada e conferência do produto no Centro de Distribuição.

Se optar por utilizar o valor do reembolso em uma futura compra, será disponibilizado um cupom de desconto com o valor total do reembolso.


 

Fiz uma compra com cartão de crédito, mas devolvi. Como será feito o reembolso?

Assim que formalizado o cancelamento do seu pedido, o que só se dará após a devolução do produto, será informado imediatamente a operadora de cartão de crédito do comprador, que será a responsável pelo reembolso/estorno, segundo as suas regras. O valor da restituição pode levar até 2 faturas para constar em seu cartão, dependendo da data de vencimento da fatura e do fechamento.

Se optar por utilizar o valor do reembolso em uma futura compra, será disponibilizado um cupom de desconto com o valor total do reembols


 

Ganhei um brinde, posso trocar?

A troca para brindes é permitida somente mediante a apresentação de defeitos no brinde e está sujeita a disponibilidade de estoque.


 

Como faço para usar um cupom desconto?

Sazonalmente nós concedemos cupons com diversos valores de desconto, para utilizá-lo em suas compras é bem simples. Quando estiver na tela de "carrinho de compras" ( checkout) você irá identificar o campo com o seguinte nome: "Inserir Cupom Desconto", clique nesse campo e digite o código do cupom em mãos. Lembramos que é extremamente importante verificar as políticas de promoções, pois cada campanha possui suas regras e condições.


 

Quais são as regras do cupom desconto?

O cupom desconto é liberado para uso após o produto a ser trocado chegar ao nosso departamento de logística e receber análise favorável. O cupom desconto é nominal, intransferível e só pode ser utilizado pelo cliente devidamente identificado na loja. Para utilizá-lo, realize a compra normalmente. No momento do pagamento, ele aparecerá como uma das opções. Você pode usar mais de um cupom desconto de uma vez. Se o valor do novo pedido for igual ao valor do cupom desconto, você pode concluir a compra normalmente. Se o valor do novo pedido for maior que o do cupom desconto, você precisará selecionar outra opção de pagamento para completar a diferença e então concluir a compra. Se o valor do seu pedido for inferior ao do vale-compra, você poderá escolher outros produtos para completar o valor ou receberá automaticamente um novo vale-compra com o saldo restante. Se você utilizou seu cupom desconto em um pedido e teve que cancelá-lo, o valor será devolvido automaticamente, recompondo o saldo do cupom desconto. Não é possível usar o cupom desconto em pedidos realizados via Televendas. O cancelamento do vale-compra só poderá ser solicitado em até 30 dias após a devolução do produto para o nosso estoque.

 O cupom desconto tem validade de um ano após a sua liberação para o uso.


 

O que é um vendedor parceiro?

Esse sistema se chama Marketplace. São empresas parceiras que disponibilizam produtos em nosso site. Eles são responsáveis pela precificação, logística, qualidade e atualização do produto. Caso precise de um atendimento sobre o produto parceiro, nós da Versatio iremos te auxiliar juntamente com o vendedor parceiro.


 

Como identifico um vendedor parceiro?

Para identificar é fácil, na pagina do produto logo acima do preço aparece a frase “Vendido e entregue por –NOME DO PARCEIRO-“. Essa informação também é exibida no carrinho (Checkout).


 

Qual o horário de entrega do meu pedido?

Nossas entregas são realizadas de segunda a sexta, das 8h às 18h.

É indispensável que no endereço solicitado haja alguém para receber a mercadoria e assinar o comprovante de entrega.


 

Posso alterar o endereço de entrega?

A alteração do endereço de entrega poderá ser efetuada, antes de concluir o seu pedido. No momento da compra, terá as seguintes opções: “Entregar Neste Endereço” ou “Alterar”.

Após a conclusão do seu pedido, não é mais possível alterar endereço de entrega. Para maiores informações entre em contato com nossa Central de Relacionamento.


 

Tenho outras dúvidas! Com quem eu falo?

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre as Políticas ou algum produto contate-nos através do formulário de dúvidas, clicando aqui.